sábado, 9 de junho de 2012

Encontro de Formação Permanente dos Freis Capuchinhos


Entre os dias 09 a 31 de Maio, os Freis Dionísio Zandoná e José Domingos, estiveram em um curso de formação permanente na Europa, especificamente em Roma e Assis, no decorrer dos estudos, depois de alguns textos, meditação e oração, também visitaram os lugares Franciscanos, nessa oportunidade coloco para todos: A PORCÚNCULA.

Depois que o santo de Deus trocou de hábito e acabou de reparar a mencionada igreja, mudou-separa outro lugar próximo da cidade de Assis. Aí começou a reedificar outra igreja, abandonada e quase destruída, e desde que pôs mãos à obra não parou enquanto não terminou tudo.Dalí passou a outro lugar, chamado porciúncula, onde havia uma antiga igreja da bem aventurada virgem Mãe de Deus, mas estava abandonada e nesse tempo não era cuidada por ninguém.Quando o santo de Deus viu tão arruinada, entristeceu-se porque tinha grande devoção para com a Mãe de toda bondade, e passou a morar ali habitualmente. No tempo em que a reformou, estava no terceiro ano de sua conversão. Por essa época, usava um como um hábito de ermitão, cingido com uma correia, e andava com um bastão e com os pés   calçados. Leu-se certo dia, naquela igreja, a página de Evangelho que conta como o senhor enviou os seus discípulos para pregar. O santo de Deus estava presente e escutava atentamente todas as palavras. 

Depois da missa, pediu encarecidamente ao sacerdote que lhe explicasse esse Evangelho. Ele explicou tudo e Francisco, ouvindo que os discípulos não deviam possuir ouro, prata ou dinheiro, nem levar bolsa ou sacola, nem pão, nem bastão pelo caminho, nem ter calçados ou duas túnicas, mas pregar o reino de Deus e a penitência, entusiasmou-se imediatamente no espírito de Deus: “ E isso que eu quero, isso que eu procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração”. Apressou-se daí o santo pai, trasbordando de gozo, para levar a cabo o salutar conselho, e sem demora pôs devotamente em prática o que ouvia. Tirou os calçados dos pés, deixou de lada o bordão e, contente com uma só túnica, substitui a correia por uma corda. Preparou depois uma túnica que apresentava o sinal da cruz, para afastar com ela todas as fantasias demoníacas. Fê-la muito áspera, para crucificar a carne com os vícios e os pecados. Fê-la muito pobre e mal acabada, para de maneira alguma poder ser ambicionada pelo mundo. E procurou praticar com toda diligência e reverência também as outras coisas que ouvira, pois não era surdo ao evangelho, antes guardava tudo louvavelmente de memória e tratava de executá-la à risca.

Basílica de Santa Clara

Rivotorto- um dos primeiros conventos dos frades

Camerino- um dos primeiros conventos capuchinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário