sábado, 9 de junho de 2012

CORPUS CHRISTI



Frei José Domingos- Pároco Par. São Sebastião

A Festa de Corpus Christi (corpo de Deus), tem como finalidade, celebrar solenemente o sagrado mistério da Eucaristia que é o Sacramento instituído por Jesus na quinta feira santa.
A eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído por Jesus Cristo, quando na última ceia ele disse: Fazei isto em memória de mim. Onde acontece a transformação do vinho em sangue e do pão em carne, embora não seja visível, aos olhos da carne, mais aos olhos da fé, embora possa continuar sendo vinho e pão, mas é o corpo e sangue de Cristo, pois foi ele mesmo que falou: Isto é meu sangue, isto é meu corpo. Esta Festa é celebrada 60 dias após a páscoa podendo cair, assim, entre os dias 21 de maio e 24 de junho.

Onde tudo começou

A celebração teve origem em 1243, em Liège na Bélgica, no século XIII, quando a Irmã Juliana teria tido uma visão de Cristo desejando que a eucaristia tivesse mais destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através de uma bula chamada: Transiturus, estendeu a festa para toda a Igreja. O preceito de celebrar solenemente a festa em honra do Corpo e Sangue do Senhor, pois antes somente: Bélgica, Espanha e Itália celebrava esta Festa. A procissão com a Hóstia consagrada sendo conduzida em um ostensório é datada de 1274.
Qual seriam o sentido de tantos homens e mulheres se ocuparem com esta festa, desde enfeites em ruas e praças, com cantos e júbilos. Justamente pode perceber um grande sentido de gratidão que todos têm para com o grande Rei Senhor Jesus, que não é um rei como os temporais. Nesses dias podemos ver uma grande festa na Inglaterra para celebrar o reinado de uma rainha que é temporal. Tanto mais se deve festejar, louvar aquele que nos criou nos deu a vida e sem pedir nada em troca. Como são bonitas aquelas comunidades que juntos homens e mulheres, crianças e jovens se encontram para preparar o caminho por onde passará o Senhor, é uma dinâmica de estar preparando o nosso coração, nossa casa, nossa Família para receber o autor da vida, É Jesus que vai passando e transformando todos aqueles que deixa tocar, transformar em novas criaturas eassim  podemos cantar abre bem as portas do seu coração e deixa Jesus entrar e ai fazer morada.
Fotos da celebração realizada em Anápolis-GO 






























Bispo de Anápolis, Dom João Wilk

Nenhum comentário:

Postar um comentário