Credo Niceno-Constantinopolitano
O
Símbolo denominado niceno-constantinopolitano tem sua grande autoridade no fato
de ter resultado dos dois primeiros Concílios ecumênicos (325 e 381). Ainda hoje
ele é comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.”(CIC§ 195)
O
Credo Niceno-Constantinopolitano ou Símbolo
Niceno-Constantinopolitano, é uma declaração de fé cristã que é aceito pela Igreja
Católica
e pela Igreja
Ortodoxa.
O nome está relacionado com o Primeiro
Concílio de Niceia (325), no qual foi
adotado, e com o Primeiro
Concílio de Constantinopla (381), onde foi aceita uma
versão revista. Por esse motivo, ele pode ser referido especificamente como o
Credo Niceno-Constantinopolitano para o distinguir tanto da versão de 325
como de versões posteriores que incluem a cláusula
filioque. Houve vários outros credos elaborados em reação a
doutrinas que apareceram posteriormente como heresias, mas este, na sua revisão de 381, foi o último em que as
comunhões católica e ortodoxa conseguiram concordar em todos os
pontos.
A principal razão
para a convocação do Primeiro Concílio Ecumênico foi o surgimento e
fortalecimento do falso ensino do presbítero alexandrino Ário.
A teoria básica deste falso ensino dos arianos é "que o Filho de Deus fora criado, que Sua existência teve um começo”.
Já o Segundo Concílio Ecumênico condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos (ou, adversários do Espírito) cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
Este considerava o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia O Espírito Santo como uma hipóstase( Pessoa) da Santíssima Trindade.
A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo, que é um guia constante para todos os cristãos ortodoxos em sua vida espiritual.
O Credo está dividido em doze partes, das quais sete foram formuladas no Primeiro Concílio Ecumênico, e as outras cinco no Segundo.
A teoria básica deste falso ensino dos arianos é "que o Filho de Deus fora criado, que Sua existência teve um começo”.
Já o Segundo Concílio Ecumênico condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos (ou, adversários do Espírito) cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
Este considerava o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia O Espírito Santo como uma hipóstase( Pessoa) da Santíssima Trindade.
A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo, que é um guia constante para todos os cristãos ortodoxos em sua vida espiritual.
O Credo está dividido em doze partes, das quais sete foram formuladas no Primeiro Concílio Ecumênico, e as outras cinco no Segundo.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em
um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de
Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele
todas as coisas foram feitas.
E, por
nós, homens, e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também
por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou
ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de
novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no
Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na
Igreja una, santa,
católica e apostólica.
católica e apostólica.
Professo
um só batismo
para remissão dos pecados.
para remissão dos pecados.
Espero a
ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.
E a vida do mundo que há de vir.