Santa Rita

REUNIÃO DO CPP
 
No último sábado, 6, foi realizada na Comunidade Santa Rita a reunião do CPP. Participaram do encontro representantes de pastorais e movimentos da Paróquia. No final foi comemorado o aniversário do Frei José Domingos. Abaixo fotos.
 




 
 
 

Credo Niceno-Constantinopolitano


O Símbolo denominado niceno-constantinopolitano tem sua grande autoridade no fato de ter resultado dos dois primeiros Concílios ecumênicos (325 e 381). Ainda hoje ele é comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.”(CIC§ 195)
O Credo Niceno-Constantinopolitano ou Símbolo Niceno-Constantinopolitano, é uma declaração de fé cristã que é aceito pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. O nome está relacionado com o Primeiro Concílio de Niceia (325), no qual foi adotado, e com o Primeiro Concílio de Constantinopla (381), onde foi aceita uma versão revista. Por esse motivo, ele pode ser referido especificamente como o Credo Niceno-Constantinopolitano para o distinguir tanto da versão de 325 como de versões posteriores que incluem a cláusula filioque. Houve vários outros credos elaborados em reação a doutrinas que apareceram posteriormente como heresias, mas este, na sua revisão de 381, foi o último em que as comunhões católica e ortodoxa conseguiram concordar em todos os pontos.
A principal razão para a convocação do Primeiro Concílio Ecumênico foi o surgimento e fortalecimento do falso ensino do presbítero alexandrino Ário.
A teoria básica deste falso ensino dos arianos é "que o Filho de Deus fora criado, que Sua existência teve um começo”.
Já o Segundo Concílio Ecumênico condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos (ou, adversários do Espírito) cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
Este considerava o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia O Espírito Santo como uma hipóstase( Pessoa) da Santíssima Trindade.
A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo, que é um guia constante para todos os cristãos ortodoxos em sua vida espiritual.
O Credo está dividido em doze partes, das quais sete foram formuladas no Primeiro Concílio Ecumênico, e as outras cinco no Segund
o.

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens, e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.

CONFRATERNIZAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO

No dia 23, segunda-feira após o encerramento da festa, realizou-se a confraternização na Comunidade Santa Rita, reunindo todos aqueles que se colocaram a serviço para que a 30ª Festa em Louvor a Jesus Cristo na Vida de Santa Rita acontecesse.















>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SANTA RITA DE CÁSSIA - 22/05/2011
 PALAVRA REVELA DEUS - DEUS SE REVELA NA PALAVRA

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

8ª DIA DA NOVENA - 20/05/2011



A 8ª Novena foi presidida por Frei Airton Guedes, vigário paroquial do Santuário de Fátima em Brasilia, que com alegria e animação veio participar desta festa refeltindo o tema:
A PALAVRA FORMA A COMUNIDADE CRISTÃ.





Frei Messias apresentado o Frei Airton

 Os cânticos foram da Missa Sertaneja


ENTRADA DA PALAVRA DE DEUS
"Na alvorada do terceiro milênio, não só existem muitos povos que ainda não conhecem a Boa Nova, mas há também muitos cristãos que têm necessidade que lhes seja anunciada novamente, de modo persuasivo, a Palavra de Deus, para poderem assim experimentar concretamente a força do Evangelho. Há muitos irmãos que são 'batizados mas não suficientemente evangelizados'. É frequente ver nações, outrora ricas de fé e de vocações, que vão perdendo a própria identidade, sob a influência de uma cultura secularizada. A exigência de uma nova evangelização, deve-se reafirmar sem medo, na certeza da eficácia da Palavra divina. A Igreja, segura da fidelidade do seu Senhor, não se cansa de anunciar a boa nova do Evangelho e convida todos os cristãos a redescobrirem o fascínio de seguir Cristo." (Verbum Domini)



" Uma vez que todo o Povo de Deus é um povo 'enviado', o Sínodo reafirmou que 'a missão de anunciar a Palavra de Deus é dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em consequencia do seu batismo'. Nenhuma pessoa que crê em Cristo pode sentir-se alheia a esta responsabilidade que deriva do fato de ela pertencer sacramentalmente ao Corpo de Cristo. Esta consciência deve ser despertada em cada família, paróquia, comunidade, associação e movimento eclesial. Portanto toda a Igreja, enquanto mistério de comunhão, é missionária e cada um, no seu próprio estado de vida, é chamado a dar uma contribuição incisiva para o anúncio cristão." (Verbum Domini)
 

"Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuiam tudo em comum. Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração." Atos dos Apóstolos



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



7ª DIA DA NOVENA - 19/05/2011

A PALAVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS.
Com essa valiosa tematica foi celebrada a 7ª Novena
Teve a presença do Pe. Thiago Henrique, vigário paroquial da Catedral.

Pe. Thiago na procissão de entrada

Entrada da Palavra

"A Palavra se fez carne e habitou entre nós"


"O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós. Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré.


Proclamação do Evangelho


Encenação final sobre o Tema do dia

"Na sua humanidade perfeita, Ele realiza a vontade do Pai a todo momento; Jesus ouve a sua vozz e obedece-lhe com todo o seu ser; conhece o Pai e observa a sua palavra; comunica-nos coisas do Pai; 'dei-lhes as palavras que Tua Me destes'. Assim Jesus mostra que é o Logos divino que Se dá a nós, mas é também o novo Adão, o homem verdadeiro, aquele que cumpre em cada momento não a própria vontade mas a do Pai.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

6ª DIA DA NOVENA - 18/05/2011

Na celebração da 6ª Novena Frei Dionisio fez a pregação refletindo o tema:
A PALAVRA PROFÉTICA ALIMENTA A ESPERANÇA MESSIÂNICA.

A liturgia deste dia foi organizada pelo Grupo do Cursilho e a animação dos cânticos com o grupo da Santa Rita.
Procissão de entrada

Entrada da Palavra de Deus


 Apresentação dos diversos livros da Bíblia

Primeira leitura

Proclamação do Evangelho

 Preces Comunitárias

Apresentação dos dons do Pão e do Vinho

Grupo de canta da Comunidade Santa Rita




>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5ª DIA DA NOVENA - 17/05/2011

A celebração da 5ª Novena teve como Tema: A PALAVRA ALIMENTA A SABEDORIA E A ESPIRITUALIDADE.  Teve a participação dos Freis de Goiânia e a animação da Comunidade Perpetuo Socorro.

Entrada da Palavra de Deus

 












Frei Daniel Soares, diácono em preparação para Ordenação Sacerdotal, fez a reflexão do tema.


Frei Daniel Soares

Frei Dionisio apresentando os Vocacionados dos Freis Capuchinhos

Coral da Comunidade Pérpetuo Socorro

Frei Luciano, Frei Neno e Vocacionados

Frei Dionisio, Frei Luciano, Frei Neno e leigos da comunidade.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

4º DIA DA NOVENA - 16/05/2011

30ª Festa em louvor a Jesus Cristo
na vida de SANTA RITA
12 a 22 de maio de 2011

Com a presença do Frei Nereu Todescato, Pároco da Paróquia Santo Antonio em Goiânia, celebramos o 4º Dia da Novena.

Frei Messias acolhendo e apresentando o Frei Nereu

                 Entrada da Bíblia




Irmãs da Divina Misericórdia fizeram a animação da celebração

Frei Nereu refletindo o tema: A desobediência rompe a Aliança



Momento do Pai-nosso todas as crianças sobem no presbitério


Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.  Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento.  Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos. Como ele tinha muitos inimigos, foi assassinado. A viúva suportou a dolorosa perda, perdoando os assassinos. Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia. Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas. 
Uma noite, enquanto rezava, ouviu três batidas violentas em sua porta e uma voz lá de fora dizia: “Rita! Rita!”. Abriu a porta e viu em sua frente três Santos, que rapidamente a levaram ao Convento onde havia sido negada três vezes. Os mensageiros fizeram-na entrar, apesar das portas estarem fechadas, e deixaram Rita de Cássia em um dos claustros. Depois desapareceram.A superiora ficou fascinada com essa manifestação Divina. As religiosas decidiram por unanimidade que a viúva fosse recebida. Admitida noviça Rita começou a trabalhar para realizar seus desejos. Consagrou-se à oração e penitência, seu corpo foi seguidamente flagelado. Passava os dias a pão e água e noites sob vigília e oração.

A bênção final teve a participação das crianças e das Irmãs


Frei Nereu e as Postulantes das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

1º DIA DA NOVENA 13/05/2011
30ª Festa em louvor a Jesus Cristo
na vida de SANTA RITA
12 a 22 de maio de 2011

Primeiro dia da Novena foi refletido o tema: A Palavra gera Aliança de vida.
A celebração eucaristica foi presidida por Frei Messias.

Procissão de entrada

Entrada da Palavra

 "É a própria Sagrada Escritura que nos convida a conhecer o Criador, observando a criação. A criação é lugar onde se desenvolve toda a história do amor entre Deus e a sua criatura; por conseguinte, o movente de tudo é a salvação do homem. Contemplando o universo na perspectiva da história da salvação, somos levados a descobrir a posição única e singular que ocupa o homem na criação: 'Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher'(Gn, 1,27). (Verbum Domini)





Proclamação do Evangelho

Homilia feita por Frei Messias

"A Deus que Se revela é devida a obediência da fé (Rm 16,26; Rm 1,5; 2Cor 10,5-6); De fato, é precisamente a pregação da Palavra divina que faz surgir a fé, pela qual aderimos de coração à verdade que nos foi revelada e entregamos todo o nosso ser a Cristo: 'a fé vem da pregação, e a pregação pela palavra de Cristo' (Rm 10,7). Muitas vezes encontramos, tanto no Antigo como no Novo Testamento, a descrição do pecado como não escuta da Palavra, como ruptura da Aliança e, consequentemente, como fechar-se a Deus que chama à comunhão com Ele." (Verbum Domini)


Procissão das Oferendas


Grupo de Oração Rebanho do Senhor (RCC)

Espaço preparado no Salão de festas



Espaço do suco e da batida
Responsável: Grupo de Cursilho

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PRIMEIRA EUCARISTIA DIA 08/05/2011

Em celebração Eucaristica presidida por Frei Messias Chaves Braga,
várias crianças fizeram a sua primeira comunhão.



"Na última ceia, foi Cristo em pessoa, visivelmente, quem celebrou e entregou seu corpo e seu sangue aos discípulos. Na missa, faz o mesmo, por meio dos sacerdotes. Os primeiros cristãos acreditavam que Cristo tomava parte ativa na celebração eucarística,ainda que invisivelmente.
Teófilo de Alexandria, no ano 400, dizia: "Na missa, Cristo nos prepara hoje a mesa, nos serve". E São João Crisóstomo: "A eucaristia não é obra humana. Aquele que a levou a cabo naquela ceia é o mesmo que agora o faz. Nós somos ministros seus, porém quem santifica a oblação e a transforma é Cristo. Seja Paulo, seja Pedro quem a oferece, é a mesma que Cristo deu aos discípulos e que agora fazem os sacerdotes". (A Eucaristia para o Povo)


Momento da Preparação das Oferendas



"O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: 'Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados' (1Jo 4,10). O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo. O Verbo se fez carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus: 'Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele'. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que cre nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna". (Catecismo)

Homenagem das Crianças pelo Dia das Mães

As crianças e seus catequistas: Felipe e Lucélia


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


30ª Festa em louvor a Jesus Cristo
na vida de SANTA RITA


Data: 13 a 22 de maio de 2011
Horário: Missa todos os dias às 19h

Tema Geral: A PALAVRA REVELA DEUS
                                   DEUS SE REVELA NA PALAVRA

TEMAS DE CADA DIA:
Sexta-feira(13/05)
A Palavra gera Aliança de vida

Sábado(14/05)
A Palavra gera Aliança de Libertação

Domingo(15/05)
Bom Pastor

Segunda-feira(16/05)
A desobediência à Palavra rompe aliança

Terça-feira(17/05)
A Palavra alimenta a sabedoria e espiritualidade

Quarta-feira(18/05)
A Palavra profética alimenta a esperança messiânica

Quinta-feira(19/05)
A Palavra se fez carne e habitou entre nós

Sexta-feira(20/05)
A Palavra forma a comunidade cristã

Sábado(21/05)
A Palavra nos torna discipulos missionários

Domingo(22/05)
Missa Solene, Procissão e Bêncão das Rosas


Programação Social
Quinta-feira(12/05)  -  Jantar de Abertura às 21h

De 13 a 22 de maio
> Após a Missa:  Barraquinhas, Salgados, Leilões,
                          Pamonhas, Bebidas, Churrasquinhos,
                          Caldos e Show ao vivo.

BINGO
Dia 16/05 às 20h
Dia 22/05 às 13h30




>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Esse foi o tema geral, que motivou os temas de cada dia da Novena da 30ª Festa em Louvor a Jesus Cristo na Vida de Santa Rita. Depois dos 9 dias se preparando, foi muito bem celebrado o dia de Santa Rita de Cássia.
A Comunidade vivenciou um dia intenso. Começando na madrugada com uma alvorada festiva, passando a tarde no Salão de Festas para o Bingo e encerrando a noite com a Solene Liturgia: Missa, procissão e Bênção das Rosas.



































**************************************************************

9ª DIA DA NOVENA - 21/05/2011

Dom João Wilk, nosso bispo, preside o 9º dia da Novena.


Procissão de Entrada
 ENTRADA DA PALAVRA
 "Neste encontro com Cristo, queremos expressar a alegria de sermos discípulos missionários do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo.
Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho." (Doc. de Aparecida)




Primeira Leitura


Salmo


Proclamação do Evangelho


Preces Comunitárias


Ofertório




 No final da celebração aconteceu um teatro: A PALAVRA E A FAMILIA.







Em cada balão estava escrito um dos livros da Bíblia




Os balões foram distribuidos para as pessoas e Dom João fez a motivação de que o livro que a pessoa recebesse fosse lido e rezado em casa.


Em dois balões havia estava escrito: PALAVRA DE DEUS, e quem portava o balão recebeu das mãos de D. João uma Bíblia.